Vocês se lembram da Câmara dos Lordes?A Câmara dos Lordes foi criada no século XIV na Inglaterra e existe ainda hoje como parte do Parlamento inglês.
E o que é Parlamento? "Parlamento é a assembleia dos representantes eleitos pelos cidadãos nos regimes democráticos e exerce normalmente o poder legislativo."
Aqui no Brasil temos o Congresso (Parlamento) que é constituído de Senado ( A Câmara dos Lordes na Inglaterra) e Câmara dos deputados ( Câmara dos Comuns, na Inglaterra).
Na Inglaterra do séc XVI os membros da Câmara dos Lordes eram da alta nobreza e representavam seus próprios interesses no Parlamento. Seus membros não eram eleitos pela sociedade, mas eram indicados a partir de suas riquezas, prestígio e de qual família faziam parte. Eles tinham seus cargos garantidos por toda a vida e em caso de morte, o filho tomaria o lugar do pai.
A Câmara dos Comuns no séc XVI era constituída de pessoas "comuns" e representava toda a sociedade inglesa que não fazia parte da elite. Seus membros eram eleitos pelo povo e representavam os interesses dos comerciantes, da pequena nobreza e do clero. Hoje, a Câmara dos Comuns tem mais poderes que a Câmara dos Lordes. O partido que estiver no parlamento com maior número de membros indica o primeiro ministro, que se torna uma espécie de presidente. Lembram-se que a Rainha só pode aconselhar o primeiro ministro? Ela não tem poder "executivo", quem tem é o primeiro ministro.
Todos no Brasil devem ser eleitos pela população de seu país. Mas até pouco tempo atrás na Inglaterra, os Lordes continuavam a ter cargos sem serem eleitos. Ser da nobreza inglesa já era um valor e por isso o cargo era hereditário (passava de pai para filho) e vitalício (teria o cargo por toda a vida).
No século XXI as coisas finalmente estão mudando. Dê uma olhadinha nesta reportagem que fala da eleição dos cargos na Câmara dos Lordes. Clique aqui.
Leia também a matéria sobre a suspeita de corrupção na Câmara dos Lordes na Inglaterra de hoje. Clique aqui.

